Abrangendo todo o assunto:
A respiração celular é o processo pelo qual as células quebram as ligações químicas da glicose provinda dos nutrientes ,consomem oxigênio e geram gás carbônico,água e ATP.O ATP é a principal molécula que fornece energia para a realização de grande maioria dos processos celulares,como a replicação do material genético e a síntese protéica.
Os organismos aeróbios precisam do oxigênio para gerar energia em suas células,mas ás vezes ocorrem casos de situações normais ou de doenças em que a presença desse gás é muito reduzida. Exemplos:Atividade muscular intensa,pois consomem muita quantidade de energia e casos de tumores em que a velocidade da produção de células supera a velocidade da formação da rede de vasos sanguíneos causando hipóxia nos tecidos.
°HIF
É uma proteína heterodimérica ,ou seja, composta de 2 subunidades diferentes , chamadas HIF-1alfa e HIF-1beta, a primeira corresponde aos diferentes níveis de oxigênio.Para que a célula possa responder rapidamente ás variações da concentração de oxigênio,a HIF-1alfa é constantemente sintetizada e degradada enquanto o aporte de oxigênio é adequado.A princípio,isso parece um " desperdício" de energia,mas esse mecanismo permite que,em uma situação de hipóxia,a célula responda de imediatojá que esta subunidade já estará presente nesse caso ,ela não será degradada e se unirá ao HIF-1beta para formar uma proteína completa , acionando o processo de proteção contra os danos que a falta de oxigênio pode causar.
°Genes regulados por HIF e suas funções:
Para participar da resposta á hipóxia os genes precisam ter, na região que regula a sua transcrição,uma sequência de nucleotídeos chamada elemento de resposta á hipóxia (conhecida como HRE).
A proteína HIF reconhece o HRE e ativa a transcrição desses genes.Diversos genes tem o HRE, o que faz deles possíveis alvos do HIF em uma situação de hipóxia.
HIF-1 alpha C terminal transactivation domain
Hypoxia-inducible factor-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário