Powered By Blogger

sábado, 21 de maio de 2011

ARTIGO 1

Ficha-Resumo
Aspectos microbiológicos da cárie dental
Autor: LEITES, Antonio Cesar Bortowiski Rosa; PINTO, Marcia Bueno; SOUSA,Ezilmara Rolim deSousa.Aspectos microbiológicos da cárie dental microbiological. Salusvita, Bauru, v. 25, n. 2, p. 135
148 2006.

Este artigo tem como proposta fazer uma revisão sobre os principais aspectos envolvidos na microbiologia da cárie dental..A cárie dental é uma doença infecto-transmissível,causada pelo processo de desmineralização da superfície dental por ácidos orgânicos provenientes da fermentação dos carboidratos da dieta, pelas bactérias,principalmente Streptococos mutans e Streptococos sobrinus. Newbrum em 1988 acrescentou o tempo como sendo um quarto fator , logo depois  em 1990 Fejerskow  e  Manji demonstraram a relações entre  biofilme e os fatores determinantes que influenciam a possibilidade de desenvolvimento da lesão de cárie, estes encontrados na composição  do  próprio  biofilme,  composição  e capacidade tampão da saliva, velocidade da secreção salivar e composição e freqüência da dieta.  Além dos fatores determinantes, existem os fatores confundidores, que são aqueles que variam entre populações e incluem fatores sócio-econômicos, educacionais  e comportamentais.
A relação entre cárie e bactéria é discutida há muito tempo,porém a era científica no estudo da doença cárie teve inicio em 1890, onde Miller estudou a participação microbiana na cárie, doença periodontal e infecção pulpar levando  à  publicação  do  livro  “Microorganisms  of  the  Human Mouth”,na qual  relatou a tese revolucionária de que os microrganismos atuando sobre os carboidratos da dieta resultavam na  produção  de  ácidos  que  determinavam  a  descalcificação  do esmalte dentário.Logo depois foi desenvolvido outros estudos por demais cientistas observando também quais bactérias apresentava maior variabilidade sob uma dieta cariogênica.
Na cavidade oral encontra-se o   biofilme dental que é composto por um grupo heterogêne de microrganismos nos diferentes sítios e tende a se estabilizar com o passar do tempo. Essa homeostase bacteriana resulta de um processo dinâmico nas interações microbianas e a atividade metabólica causa flutuações de pH até mesmo em condições de repouso. Tais flutuações de pH causam alterações no fluído do biofilme ou placa dental, resultando em um distúrbio no equilíbrio na interface dente e placa, levando a intermitente perda e ganho de minerais na superfície dental .Esse processo de
desmineralização dental  que gera a doença cárie só ocorre na presença de microrganismos,ou  bactérias  que presentes no biofilme utilizam açúcares da dieta  para  para realizar a fermentação produzindo ácidos, principalmente o ácido láctico. O aumento no pH ácido causa processo de desmineralização dos tecidos dentais resultando em uma lesão cariosa. A cárie tem como característica a transmissibilidade por ser desenvolvida através de bactérias,o Streptococos mutans por ser o principal agente etiológico da cárie pode ser passado através da saliva de mães para filhos.Já as bactérias do gênero  Lactobacillus tem um papel mais importante na progressão do que na instalação da cárie dental, devendo contribuir para a progressão desta devido as suas caraterísticas acidogênicas. Os estudos sobre cárie indicam que diferentes microrganismos desempenham alguma seletividade na superfície dentária a ser atacada e existem no mínimo quatro tipos de processos envolvidos que são a cárie de sulco e fissura,a cárie de superfície lisa,a cárie de dentina e a cárie de superfície radicular.Conclui-se  então que a cárie é uma doença multifatorial e que os microrganismos são essenciais para seu desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário