Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ARTIGO 6

Ficha-Resumo

Cáries Precoces de Infância
Autor: Cosme P, Marques PF. Cáries Precoces de Infância - Uma Revisão Bibliográfica. Rev Port Estomatol Cir Maxilofac 2005;46:109-116.

O artigo tem como proposta abordar a cárie precoce na infância no sentido de facilitar o diagnóstico desta patologia e de interpretar corretamente estudos retrospectivos,atentando também para a prevenção da doença .Em um congresso em 1997 estabeleceram uma denominação consensual e uma definição genérica para cárie precoce de infância.Esta sendo uma ou mais lesões de cárie envolvendo dentes maxilares anteriores em crianças menores de 3 anos,porém foi considerada insuficiente qualquer definição que determine número ou localização das lesões.
O curso clínico desta patologia segue um padrão muito característico,sendo os dentes incisivos superiores decíduos os primeiros afetados,logo após  a sua erupção por volta de 12 e 24 meses,os molares decíduos e caninos são afectados imediatamente após a erupção ou logo a seguir aos incisivos. Se a doença evoluir sem tratamento, todos os restantes dentes decíduos são afectados antes de 4 anos.Esta descrição clínica mostra que a progressão da doença segue praticamente a sequência de erupção dos dentes decíduos, sendo que os incisivos inferiores constituem uma exceção, uma vez que são geralmente os primeiros dentes a erupcionar e os últimos a ser afetados pela cárie por conta dos fatores  diretos que causam esta patologia; o mamilo, a tetina do biberão ou a chupeta, uma vez na boca, são empurrados pela língua,  que protege os dentes do bloco antero-inferior do contacto com substâncias cariogénicas, evitando ou atrasando o seu envolvimento por cárie. . O fato de nesta região se encontrar a saída de algumas das principais glândulas salivares também contribui para esta ocorrência.
Os principais fatores etiológicos envolvidos no aparecimento e progressão desta patologia resumem-se basicamente em microrganismos cariogénicos, alojados numa superfície dentária susceptível, na presença do substrato adequado que  necessitam de um pequeno intervalo de tempo até ao desenvolvimento do processo carioso.O microorganismo cariogênico mais comum é o Streptococcus mutans e em crianças com cárie precoce apresentam níveis cerca de 100 vezes superior ao de crianças sem cáries.A primeira colonização por este microorganismo se dá por volta dos 6 e  18 meses de vida, por vezes antes da erupção dos primeiros dentes e o contágio acontece através da saliva, principalmente de contacto direto com o patogénio ou por intermédio de beijos,mãos ou pele contaminadas ou de alimentos manuseados por indivíduos contaminados,geralmente mãe ou ama.Já a superfície dentária dessas crianças torna-se mais suceptíveis devido a fatores como a hipomaturação temporária do esmalte dentário,a diminuição do fluxo salivar e qualquer modo de imunossupressão.Ainda existe o substrato adequado adquirido na dieta que são os hidratos de carbono, principalmente, a sacarose, a glicose e a frutose  e o largo período de tempo com a ingestão de pequenas quantidades de açúcares várias vezes .Por outro lado existem os fatores de risco representados por elevados níveis de S. mutans na mãe que pode transmitir aos filhos e por uma aparente predisposição genética hereditária materna para maior susceptibilidade a cárie precoce de infância justificado pelo fato de os defeitos estruturais congénitos do esmalte, as alterações salivares e imunológicas que aumentam a predisposição para cárie precoce serem herdados geneticamente transmitidos de mãe para filho.Ainda existe o  temperamento da criança com hábitos alimentares desadequados e o nível sócio-econômico que diminui as medidas preventivas devido a necessidade de maior atenção a problemas imediatos como nutrição, segurança e habitação.
A prevenção da cárie precoce de infância se dá pelas prevenções pré-natal e peri-natal,pela primeira visita ao dentista,pela  higiene oral,pela dieta, pelo uso de flúor , pela escola e pela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário